PUBLICIDADE

PMDB fortalece projeto para candidatura própria a governador de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Dois encontros regionais realizados pelo PMDB neste final de semana envolvendo lideranças de 20 municípios do Araguaia – nos municípios de São Félix do Araguaia e Canarana – deixaram claro que a militância quer o lançamento de uma candidatura própria ao Governo do Estado em 2006. A tese ganha força ainda maior, na avaliação dos peemedebistas, se o PMDB lançar uma candidatura própria à presidência da República. O apoio ao PPS, de Blairo Maggi, viria como segunda opção.

“Se o partido vier com uma candidatura a presidente da República não há como não projetar uma candidatura ao governo do Estado”, reconheceu ao final dos dois dias de encontro o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa. “Estamos no caminho do fortalecimento e, em primeiro lugar, ouvindo nossas bases. Os desdobramentos serão conseqüências deste debate interno”, avaliou o presidente do Diretório Regional, Carlos Bezerra.

De fato! Os caminhos do PMDB apontam para outras alternativas. Além da candidatura própria e do aceno para o projeto da reeleição do governador Blairo Maggi, dentro do PMDB há correntes que defendem até mesmo um entendimento com o PT. A posição vem sendo, aliás, defendida abertamente pelo deputado estadual José Carlos do Pátio. Nos encontros do Araguaia, no entanto, admitiu que se surpreendeu com a posição dos dirigentes do partido da região em considerar o PPS como aliado preferencial. “Defendi uma outra situação, mas vamos continuar ouvindo as nossas bases. Ela é soberana”, ponderou.

O partido no Araguaia optou de forma praticamente unânime por uma aproximação com o PPS de Blairo Maggi, mas fez questão de fazer ressalvas. “Temos que ver de que forma seremos tratados. Não podemos ir a reboque de ninguém”, ponderou o ex-prefeito de Vila Rica, Naftali Calisto, o Calistão. “Temos que buscar uma coligação com vaga na chapa majoritária, mas a opção do PPS é uma alternativa interessante”, considerou o prefeito de Santa Terezinha, Olivan Trindade.

Outra questão levantada foi à necessidade de o partido definir um programa a ser defendido pelo PMDB em 2006. “Podemos usar este programa para, em cima de propostas, definir uma coligação”, avaliou a deputada federal Teté Bezerra, seguindo uma proposta formulada pelo ex-prefeito de Guarantã do Norte, Lutero Siqueira.
O primeiro encontro peemedebista na região aconteceu no último sábado, na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia, reunindo 12 municípios do chamado “baixo araguaia”. No domingo, reunindo oito municípios do Médio Araguaia, o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Canarana.

Nos dois encontros, a direção do PMDB fez um histórico da situação nacional e estadual do partido e abriu a discussão para que todas lideranças presentes pudessem manifestar sua posição quanto ao lançamento de uma candidatura própria do partido à presidência da República, ao Governo do Estado, bem como a deputado estadual na região. A tese de candidatura própria foi unanimidade. Entre os nomes cotados para serem os candidatos do PMDB a presidência da República, receberam manifestações de apoio o atual governador do Paraná, Roberto Requião; o atual governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, além do ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho.

“Qualquer um destes tem condições não apenas de representar bem o partido, mas de ganhar as eleições”, avaliou o prefeito de São Félix do Araguaia, João Abreu. “Não tenho duvido de que o caminho é a candidatura própria. Não podemos continuar servindo de escada”, defendeu o prefeito de Torixoreo, João Sá, no encontro em Canarana.

Para o deputado estadual Nataniel de Jesus está claro que a militância quer candidaturas próprias à presidência da República e ao Governo do Estado. “A sinalização já ocorreu, e vamos continuar ouvindo nossas bases”, garantiu Nataniel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE