Mesmo com uma média de 22% de abstenção do Referendo do Desarmamento no Mato Grosso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Paulo Lessa, disse, em entrevista ao Só Notícias, que houve uma grande participação da população.
“Independente do resultado, a participação foi maciça, e isso demonstra maturidade política por parte do povo. Que há conscientização por parte do voto do eleitorado, e do exercício da cidadania”, relatou.
Em seu discurso durante a inauguração da nova sede do Cartório Eleitoral, enfatizou que “Nesse dia, os brasileiros praticaram aquilo que a Constituição da República define como ‘exercício da soberania popular’, em uma modalidade diferente da escolha de representantes”.
Nas eleições em 2004 o índice de abstenção foi de 16% . Este ano Sinop ficou acima da média estadual, com 25% do eleitorado de 61.538 votantes que não compareceu às urnas. Em todo o Nortão a médica foi de 29% do eleitorado, representando um total de 103 mil eleitores do total de 356 mil.