O deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP) será o relator do processo contra o deputado mato-grossense Pedro Henry (PP) no caso do mensalão. Orlando é do partido fundado recentemente, principalmente por dissidentes do PT, e tem como líder a senadora Heloisa Helena.
O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar, fez, hoje de manhã, os nomes dos relatores dos processos de cassação dos 11 deputados acusados de participação no escândalo do “mensalão”. O sorteio seguiu a regra de que os relatores não poderiam ser do mesmo Estado nem do mesmo partido dos deputados investigados.
O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), espera que os processos estejam concluídos até dezembro. Do contrário, vai sugerir a autoconvocação do Congresso em dezembro e janeiro. Se não houver a autoconvocação, ele calcula que os processos serão concluídos em março de 2006.
O número de testemunhas em todos os processos soma mais de 80. Somente as testemunhas de defesa dos 13 acusados podem chegar 65 – cinco por deputado. Já estão em andamento processos contra os deputados Sandro Mabel (PL-GO), José Dirceu (PT-SP) e Romeu Queiroz (PTB-MG), informa a Agência Câmara.