O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar instaurou há pouco os processos contra 11 dos 13 deputados citados no relatório preliminar das comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos. Um deles é o mato-grossense Pedro Henry (PP). Os demais que devem responder processo são: João Magno (PT-MG);
João Paulo Cunha (PT-SP); José Janene (PP-PR); José Mentor (PT-SP); Josias Gomes (PT-BA): Pedro Corrêa (PP-PE); Professor Luizinho (PT-SP): Roberto Brant (PFL-MG);
Vadão Gomes (PP-SP) e Wanderval Santos (PL-SP);
O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), explicou que dois dos acusados, os deputados Paulo Rocha (PT-PA) e José Borba (PMDB-PR), renunciaram momentos antes do início da sessão, às 18h02.
Os relatores dos processos contra os 11 deputados serão sorteados nesta terça-feira, às 10 horas. Os relatores não podem pertencer ao mesmo partido nem ao mesmo estado do acusado. Às 14h30 horas, será lido o parecer de Júlio Delgado (PSB-MG) sobre o processo contra o ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP).
O processo do PT contra o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) foi encaminhado à Mesa para numeração e será instaurado pelo Conselho de Ética assim que for devolvido.