PUBLICIDADE

Prefeitos reúnem-se hoje em Sorriso para definir medidas de segurança nas torres do linhão

PUBLICIDADE

Traçar uma política de segurança, junto com a Eletronorte e a Polícia Federal, visando coibir a prática de atos de vandalismo em torres de energia elétrica. Este é o objetivo do encontro dos prefeitos e representantes de 32 municípios da região Norte, logo mais às 10:00h, em Sorriso. O superintendente da Polícia Federal, Aldair Rocha e o deputado DIlceu Dal Bosco também participarão.

A reunião será em um auditório e vai discutir medidas de segurança no eixo das torres do linhão de energia – entre Nova Mutum e Sinop para evitar novas tentativas de sabotagem que causem blecaute de energia. . A preocupação dos prefeitos é devido aos acontecimentos de 2004, e também meados de 2005, que provocaram a queda das torres do linhão, gerando um apagão em várias cidades e prejuízos incalculáveis.

Na tarde do dia 31 de agosto, em Lucas do Rio Verde, uma ventania derrubou duas torres e ainda entortou uma terceira que tinham sido sabotadas, deixando 25 municípios e mais de 300 mil pessoas sem energia elétrica durante 33 horas. Na ocasião, além de retirar os parafusos, os autores do atentado também serraram as vigas em vários pontos para facilitar a queda.

Uma segunda tentativa de sabotagem nas torres, entre Sorriso e Lucas do Rio Verde levantou a necessidade de medidas mais enérgicas para descobrir de onde estão partindo esses atos e coibi-los. Desta vez, o ato de vandalismo não teve êxito graças a funcionários de uma fazenda localizada em Primaverinha, no município de Sorriso, que perceberam a retirada de parafusos de três torres que poderiam cair, a qualquer momento, com um vento de intensidade moderada. Técnicos da Eletronorte foram acionados, agiram rápido e novamente voltaram a “parafusar” as torres nas bases.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE