PUBLICIDADE

Silval reúne-se com Sarney pedindo apoio para levar energia ao Araguaia

PUBLICIDADE

Em reunião com o senador José Sarney, em Brasília, hoje, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) vai encaminhar ao ministro Silas Rondeau (Minas e Energia), à Agência Nacional de energia elétrica (ANEEL) e a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), a viabilização de energia elétrica para a região do Vale do Araguaia, numa extensão de aproximadamente 250 mil quilômetros.
Na pauta de discussão está também a criação e ampliação de reservas indígenas no Estado de forma indiscriminada, que segundo ele, desrespeita o princípio de competência entre a União e o Estado em relação a titulação de terras públicas, localizadas na faixa de 150 quilômetros da fronteira do Brasil com a Bolívia.

Silval explica que dentre as diversas prioridades, uma das mais expressivas e urgentes é a necessidade de propiciar energia elétrica ao Vale do Araguaia, que atualmente é atendida pelas Centrais Elétricas Mato-grossenses S/A por meio da geração térmica movida a óleo diesel.

“Esse atendimento impossibilita a região de se desenvolver em função da demanda reprimida existente atualmente, em especial, o atendimento dos 18 mil domicílios rurais da região”, afirmou. A implementação da rede, segundo o deputado, além de estimular o crescimento das atividades econômicas rurais, também vai viabilizar o sistema de irrigação de pequeno porte, reduzir a migração do homem do campo para os grandes centros, fomentar a geração de emprego e renda. Também vai aumentar a produção agropecuária e agrícola, aumentar a arrecadação de impostos e viabilizar assentamentos rurais.

O parlamentar justifica que a proposta vai beneficiar a população de Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, São Félix do Araguaia, Luciara, Confresa, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica e Santa Terezinha. Cerca de 90 mil pessoas moram na região.

No mês passado, Silval entregou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva um ofício contendo uma série de reivindicações. Entre elas a regularização fundiária

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE