PUBLICIDADE

Mato Grosso quer ter representante no Conselho Nacional das Cidades

PUBLICIDADE

O Estado de Mato Grosso quer ter pelo menos um representante no Conselho Nacional das Cidades, a partir do ano que vem. A reivindicação foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães, durante a abertura da Conferência Estadual das Cidades, ontem.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades federais. É o Conselho Nacional das Cidades que decide, dentre as inúmeras reivindicações populares colhidas em conferências por todo o Brasil, quais delas se transformarão em políticas públicas, efetivamente.

A abertura da conferência regional em Cuiabá teve a presença maciça dos delegados que representam todas as regiões de Mato Grosso. Segundo o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Daniel Nolasco, não houve até agora no país mobilização maior do que a que ele viu em Cuiabá.

De diversas cidades do estado partiram caravanas — e algumas delas procuraram personalizar seus delegados, com o uso de uniformes coloridos. Nesta sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, esses delegados vão elaborar as reivindicações do estado nas áreas de saúde, educação, infra-estrutura, segurança, habitação e outras. Os conferencistas também vão eleger os 43 delegados que vão representar Mato Grosso na Conferência Nacional, em Brasília, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

De acordo com Yênes Magalhães, no ano passado os representantes de Mato Grosso não conseguiram eleger um membro para o Conselho Nacional das Cidades visto que, em comparação com outros estados, o número de delegados de Mato Grosso não é significativo. Isso porque as vagas são distribuídas de acordo com a população das capitais. São Paulo, por exemplo, conta com 221 delegados.

“No ano passado, todos os estados do Centro-Oeste tiveram que se unir para eleger um único representante no Conselho Nacional. Desta vez queremos que isso seja diferente”, disse Yênes Magalhães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE