O projeto para implantar a rede de esgoto em Sinop, que está na Câmara Municipal, há 4 meses, deve ser votado até o próximo dia 9. Hoje de manhã, o prefeito Nilson Leitão foi à câmara, reuniu-se com vereadores e pediu pressa para votar o projeto para que a prefeitura possa financiar R$ 35 milhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Ecocômico e Social – BNDES- e começar a implantar a rede de esgoto no município.
Acompanhado do vice-prefeito Aparecido Granja e de secretários, Nilson esclareceu aos vereadores que o prazo para apresentar no banco a autorização do legislativo para viabilizar o financiamento termina no próximo dia 10 e pediu que os vereadores votem logo o projeto. O prefeito encaminhou aos vereadores nova versão do projeto com informações complementares.
“Daremos um crédito ao Poder Executivo para acelerar a tramitação do projeto. Vamos ver se nós definimos esta situação no mais tardar até o dia 09, para que no dia 10, de posse da decisão da Câmara, o Poder Executivo já tenha o note para seguir”, relatou o presidente da Câmara, vereador José Pedro Serafini.
Ele disse que as comissões permanentes do Legislativo já analisaram toda a estrutura legal e constitucional e que a votação, em plenario, dependerá da decisão de cada vereador. “A questão de aprovação ou não depende do plenário. Eu defendo na minha decisão, do meu voto, eu não posso falar dos demais. Vai depender do plenário, da consciência de cada vereador”, completou. São necessários dois terços para o projeto ser aprovado. A câmara poderá fazer uma comissão de acompanhamento dos investimentos que forem feitos.
O prefeito Nilson Leitão defendeu, na reunião com os vereadores, urgência na aprovação do projeto, visto que o último prazo para oficializar o pedido de financiamento vence no próximo dia 10. “Já entregamos todas as documentações e só falta o projeto ser aprovado pela Câmara. Então, sendo aprovado até o dia 09, a prefeitura consegue se enquadrar em tudo àquilo que o BNDES exigiu”, disse Leitão, que esteve em março, com a diretoria do banco, no Rio de Janeiro, apresentando projeto e pedindo financiamento para ser feito este investimento em Sinop.
O financiamento de R$ 35 milhões no BNDES terá 36 meses de carência.
Nessa primeira etapa o planejamento é implantar rede de esgoto na área a partir da avenida das Palmeiras até a Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás – Itaúbas (Leste). Esta primeira etapa compreenderia 40% da rede de esgoto necessária para Sinop.