PUBLICIDADE

Imprensa Oficial brasileira conversará com Blairo sobre extinção da Iomat

PUBLICIDADE

Representantes da Imprensa Oficial de todos os demais estados brasileiros estão sendo mobilizados para uma reunião – semana que vem – com o Governo de Mato Grosso, no Palácio Paiaguás. A iniciativa partiu do deputado José Carlos de Freitas (PFL) e da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio) e a intenção é conhecer de perto e avaliar os termos da extinção da Imprensa Oficial de Mato Grosso.

Ainda autarquia com autonomias administrativa e financeira, a Iomat deverá ser transformada em superintendência da Secretaria de Estado de Administração (SAD). A alteração, segundo informações do governo, faz parte da reestruturação das chamadas áreas sistêmicas dos organismos públicos estaduais.

Desde o primeiro anúncio da mudança, Freitas vem mantendo contato com a Abio e, na semana passada – a pedido dos representantes da entidade, procurou marcar uma audiência com o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Administração, Geraldo De Vitto.

A intenção do parlamentar é aprofundar um debate amplo sobre o assunto, envolvendo experiências e conhecimentos em âmbito nacional, e esgotar todos os argumentos – prós e contras – antes do desfecho em torno do destino da Iomat.

No início da segunda semana de agosto, durante encontro ocorrido com os servidores da autarquia mato-grossense, Freitas oficializou a primeira posição contrária – na Assembléia Legislativa – à extinção do órgão. Além de selar um pacto com os servidores, o parlamentar fez os primeiros contatos com a Abio e se reuniu com o governador Blairo Maggi (PPS).

O pefelista também requereu a realização de uma audiência pública para debater com os setores da sociedade a medida anunciada pelo governo. O projeto de lei com o modelo de “reestruturação das áreas sistêmicas” do governo já chegou à Assembléia. A audiência já tem garantida a presença dos representantes da Imprensa Oficial no país.

“Por sua história de 115 anos e seu nível de atuação – sempre gerando bônus, nunca ônus (dívidas) – a Iomat é uma instituição que merece credibilidade. Quero entrar numa discussão maior e ser parceiro dos servidores”, salientou o deputado pouco antes de pedir a mobilização dos funcionários do órgão para a audiência pública e a presença deles durante a votação do projeto do governo, no plenário da AL.

Segundo a direção da Abio, a mobilização é “pacífica” e, através dela, os representantes estaduais pretendem “conhecer e conversar sobre o modelo da proposta do governo, e procurar sensibilizá-lo sobre o cenário da imprensa oficial brasileira. Entre os representantes com vinda prevista para Mato Grosso, estão os da associação – Hubert Alqueres (presidente), Samir Mounir Maalouf (secretário-executivo) e Jamil Felix Nagles Neto (diretor regional para o Centro Oeste, sediado no Mato Grosso do Sul).

“Todos os estados brasileiros têm as empresas oficiais; elas dão sustentação aos seus respectivos governos, com suporte gráfico, e são superavitárias”, ponderou um dos representantes da associação.

Essa mobilização foi considerada importante por Freitas, na tentativa de mudar o atual quadro. “Esse é o primeiro grande passo para buscarmos transformar uma medida unilateral do governo em discussão mais ampliada. Estamos num regime democrático e as decisões não devem ser tomadas sem a participação da sociedade”, completou o deputado.

A reunião está inicialmente prevista para a próxima quarta-feira (31). Essa data e o respectivo horário ficaram de ser confirmados até hoje por De Vitto, segundo sua assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE