Quem passa por Lucas do Rio Verde, via BR-163, a caminho de Sorriso ou Sinop, muitas vezes não se dá conta de que a cidade é o município campeão brasileiro em produção de milho safrinha e possuí um dos maiores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado.
É preciso andar nas ruas tranqüilas de Lucas do Rio Verde, algumas avenidas já com ciclovias e toda estrutura necessária, conversar com a população hospitaleira, observar os dados da produção agrícola e os índices de arrecadação do município, para se dar conta de todo o potencial desse município.
Hoje, Lucas do Rio Verde está completando 17 anos de emancipação política e administrativa. Menos de duas décadas e o município já desponta como um dos principais pólos de desenvolvimento agrícola sustentável do Estado. Do sonho daqueles obstinados imigrantes que, na década de 70, resolveram instalar-se no coração de Mato Grosso, surgiu um município-modelo que ocupa lugar de destaque no ranking dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país.
Terra fértil para boas idéias e bons negócios. Terra de oportunidades para todos, que conta hoje com mais de 30 mil habitantes. Até novembro deste ano, 100% das ruas do município deverão estar pavimentadas. Está sendo construída no município um grande frigorífico de aves, com capacidade para abater 150 mil frangos por dia.
Também está sendo implantada a pequena usina hidrelétrica de Canoa Quebrada. A hidrelétrica terá 29 mil Kws e será instalada no Rio Verde, na divisa dos municípios de Lucas do Rio Verde e de Sorriso. A previsão é que fique pronta em dezembro de 2006. O investimento é de aproximadamente R$ 90 milhões e estima-se que deverá gerar cerca de 500 empregos diretos.
Com tudo isso, a população tem motivos de sobra para comemorar o aniversário do município. As comemorações prosseguem até domingo, quando será encerrada a Expolucas.