PUBLICIDADE

Secretário Marcos Machado assume e pede paciência a madeireiros

PUBLICIDADE

O promotor de justiça Marcos Machado assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) pedindo paciência ao setor produtivo de Mato Grosso, em especial ao setor madeireiro, até que o Estado encontre meios para garantir a exploração comercial da madeira, sem danos ao meio ambiente.

O secretário apontou a parceira como representantes da sociedade organizada com saída para a elaboração de políticas públicas que possam garantir o equilíbrio entre a vocação econômica de Mato Grosso e o respeito ao meio ambiente.Marcos Machado solicitou ajuda à Assembléia Legislativa para a aprovação do zoneamento sócio-ecológico e econômico que tramita no Poder Legislativo estadual desde agosto de 2004.

O projeto elaborado pelo governo do Estado e que há quase 10 anos está em discussão, será devolvido a secretaria de Meio Ambiente, a pedido de Marcos Machado, para que possa ser analisado com maior cuidado pela equipe técnica da Sema e entidades civis — que serão convidadas a participar das discussões. Segundo o secretário, o Fórum Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, a partir desta quarta-feira (03), em Cuiabá, dará inicio aos debates sobre o zoneamento.

Ao discursar durante a solenidade realizada no Palácio Paiaguás, nesta segunda-feira (01/08), onde foi empossado oficialmente como secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado fez um balanço de sua passagem pela secretaria de Saúde e solicitou apoio do governador e de colegas do governo para o desafio que terá pela frente agora se dedicando exclusivamente à Sema.

Como meta de trabalho, o secretário de Meio Ambiente, estabeleceu a aprovação do Zooneamento Agro-ambiental, a criação de um Jardim Botânico, em uma área de 67 hectares de propriedade do governo, próximo ao bairro Ribeirão do Lipa em Cuiabá e a contratação de agentes ambientais para o trabalho de educação ambiental em todo o Estado.

“Iremos montar um verdadeiro exército verde, que irá conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, disse o secretário. Uma das propostas de Marcos Machado é contratar moradores de regiões que moram perto de rios para fiscalizar a pesca ilegal e tentar evitar que os rios de Mato Grosso continuem recebendo grande quantidade de lixo. “Queremos colocar em prática políticas públicas de resultado”, resumiu Marcos Machado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE