Se as eleições fossem hoje o presidente Lula não faria, em Mato Grosso, a avalanche de votos que conquistou na eleição passada. A pesquisa Gazeta Dados, feita em 57 municípios mato-grossenses entre os dias 16 e 19 deste mês, aponta Lula e o tucano José Serra tecnicamente empatados.
Lula tem 30% das intenções de votos contra 28% do prefeito de São Paulo, José Serra. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aparece em terceiro com 15% das intenções de votos. Ciro Gomes tem 8%, mesmo percentual do peemdebista Anthony Garotinho. O governador paulista, geraldo Alckmin, que esteve em encontros políticos mês passado em Cuiabá e Sinop, aparece em sexto lugar com 5% das intenções de votos. Aécio Neves tem 4%. Tasso Jereissati e Roberto Freire tem, cada 1%.
Não sabe ou não responderam a pesquisa 16%. A pesquisa mostrou ainda queda na intenção de votos para Lula, reflexos das denúncias de corrupção envolvendo integrantes da cúpula petista. Em Abril, Lula tinha 25% das intenções de votos contra 24% do mês passado.