PUBLICIDADE

Criação de fundo desenvolvimento urbano será debatida em Sorriso e Sinop

PUBLICIDADE

Os Municípios mato-grossenses irão propor ao Governo Federal a criação do Fundo de Desenvolvimento Urbano, para beneficiar as cidades com menos de 35 mil habitantes. Os recursos para a formação o fundo seriam oriundos das loterias do Governo Federal e do Imposto de Renda.

A proposta está sendo discutida na reunião da 2ª Conferência das Cidades que termina nesta quinta-feira, em Chapada dos Guimarães. A conferência reúne prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades organizadas de 12 cidades.

Segundo o secretário de Planejamento de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, os repasses da União não são suficientes para os Municípios menores, com o é o caso daqueles que compõem a Baixada Cuiabana. “As prefeituras não têm arrecadação suficiente. Há necessidade urgente de investir na infra-estrutura desses municípios”, afirmou.

Durante a reunião, os participantes também discutiram a elaboração do Plano Diretor de cada Município, para orientar as ações e a aplicação dos recursos cumprindo também uma determinação do Ministério das Cidades. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, está preparando os participantes da conferência para elaborarem o plano.

De acordo com a secretária de Fazenda de Poconé, Carlina Falcão, além de estabelecer prioridades e organizar as ações da prefeitura, o Plano Diretor é instrumento que assegura a continuidade de políticas públicas na troca das administrações municipais. “A prefeitura está determinada em criar o plano, já estamos levantando os custos, buscando recursos e mobilizando a população para participar da criação”, informou.

As propostas da reunião serão levadas para a conferência estadual que acontecerá em setembro. Ainda haverá doze reuniões durante o mês de julho em municípios que formam pólos em todas as regiões de Mato-Grosso: Diamantino, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Juara, Juína, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Vila Rica e Rondonópolis e Cuiabá. Todas as propostas serão levadas para a conferência nacional, em novembro deste ano, no Distrito Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE