O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, vai depor na CPI da Biopirataria da Câmara dos Deputados. Além dele, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Nereu Pasini, o ex-governador Dante de Oliveira e o ex-presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Frederico Muller, também foram convidados para prestar esclarecimentos aos deputados que, ontem, ouviram o ex-superintendente do Ibama em Mato Grosso, Hugo Werle, que negou que estivesse envolvido em fraudes na emissão de documentos e extração ilegal de madeira.
O prefeito Nilson Leitão explicou que pediu para depor na comissão para “apresentar os efeitos da Operação Curupira na economia da região Norte. Vou defender o setor madeireiro e mostrar, por exemplo, que a decisão do Ibama em suspender ATPFs ( guias para transporte de madeira) está causando sérios prejuízos para inúmeras indústrias madeireiras que estão estabelecidas há muitos anos, gerando empregos e renda para o município”, afirmou Leitão, ao Só Notícias. “A CPI ouviu depoimentos de pessoas ligadas a ONGs, Ibama e suspeitos de envolvimento em fraudes. Vou mostrar que o setor madeireiro é vital para a nossa região, que a grande maioria dos madeireiros não é o vilão da floresta porque faz extração seletiva de madeira e deste setor depende a economia da nossa cidade – que é a maior do Nortão- e de muitas outras ds região”, afirmou.
A data dos depoimentos ainda não foi marcada. O requerimento para Nilson, Pasini, Dante e Muller prestarem informações foi aprovado ontem. O presidente do Ibama, Marcus Barros, depôs recentemente na comissão.