Com o objetivo de aproximar o empresariado do segmento comérciário às ações da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, técnicos e o secretário-adjunto de Gestão da Setec apresentaram, na manhã desta sexta-feira (10.06), os programas voltados à qualificação profissional, geração de emprego e renda, intermediação de mão-de-obra e a política de cidadania e assistência social desenvolvidos pela Secretaria, durante reunião da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), realizada no auditório da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio).
O objetivo foi apresentar de forma sucinta de que forma o Governo de Mato Grosso vem trabalhando para minimizar o desemprego e promover justiça social, com melhor qualidade de vida aos cidadãos. Foram destacados os cursos de qualificação que a Setec promove em Mato Grosso, o programa Microcrédito, as ações de cidadania levadas até as comunidades carentes, através do Mutirão da Cidadania, o Ganha Tempo, o programa Mato Grosso Ação Digital, a política habitacional do Estado, implementada por meio do Meu Lar, as atividades do Procon e, por fim, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), que desempenha um importante papel na intermediação de mão-de-obra no mercado de trabalho. A apresentação foi feita pelo superintendente de Planejamento da Setec, Luciano Jóia.
Dentro desta apresentação, o que chamou mais a atenção dos empresários participantes foram as ações de capacitação profissional, fomento à geração de renda e o trabalho do Sine/MT. De acordo com o presidente da Facmat, Pedro Nadaf, a participação da Setec na reunião tinha a intenção de aproximar mais os comerciários destas ações e mostrar de que maneira eles podem contribuir com o Governo para aumentar o número de beneficiados pelos programas de geração de emprego e renda.
O secretário-adjunto de Gestão da Setec, Jean Estevan, destacou que o Governo avançou bastante na área da qualificação profissional e nas ações de geração de emprego e renda, mas há muito que se fazer ainda. “O segmento do comércio é um grande parceiro e é esta a política desenvolvida pela secretária Terezinha Maggi: compartilhar tarefas e chamar a iniciativa privada para contribuir com o Governo na melhoria das condições de vida da população mato-grossense”, frisou Estevan, que lembrou a campanha Natal das Crianças, desenvolvida em dezembro do ano passado, e que contou com a participação e envolvimento das associações comerciais e empresariais na arrecadação de alimentos para as comunidades carentes.
“Estamos aqui para agradecer a valorosa participação de vocês, seja no trabalho direto nos postos de arrecadação, seja na organização para doação dos alimentos. E solicitar novamente a parceria para continuarmos a promover esta campanha”, agradeceu Jean Estevan.
O secretário-adjunto da Setec afirmou que a política do Governo é, primeiramente, atender o cidadão com os programas assistenciais e, sem seguida, inseri-lo no mercado de trabalho, para que ele possa se manter com o fruto do trabalho. Dentro deste contexto, a Setec desenvolve cursos de qualificação profissional para dotar o trabalhador de mecanismos que aumentem as chances de conseguir um emprego. Além da capacitação, exigida cada vez mais pelo mercado de trabalho, o Microcrédito, programa de acesso ao crédito, a juro zero e sem burocracia, busca proporcionar alternativas de renda àqueles que têm condições de administrar e manter um pequeno negócio.
Pedro Nadaf chamou a atenção dos empresários, ao final da apresentação da Setec, para que passem a utilizar mais o Sine, que é um órgão dotado de infra-estrutura e com capacidade para auxiliar o empregador na hora de contratar mão-de-obra. “O empresário via o Sine com preconceito, pois achava que a mão-de-obra ofertada era sem qualidade, com baixa escolaridade e sem muita capacitação. Atualmente, o trabalho que a secretária Terezinha Maggi vem implementando no órgão trouxe mudanças e melhorias neste sentido. Inclusive a parceria da Setec com o sistema Fecomércio e o sistema S como um todo é justamente para qualificar a mão-de-obra inscrita no Sine, ofertando um trabalhador que se enquadre no perfil exigido pelo mercado de trabalho”, afirmou Nadaf.
Para sanar dúvidas e também mostrar o funcionamento do Sine, o coordenador do órgão, Marcelo Pires, apontou as vantagens para o empresariado utilizar os serviços, que são gratuitos. “O empregador destaca qual o perfil necessário e nós selecionamos o trabalhador de acordo com a vaga disponibilizada. Há também acompanhamento de uma psicóloga. Se o empregador não puder ir até o Sine, nós vamos até eles, preenchemos os formulários. Atualmente, o atendimento do órgão melhorou muito, graças a esta aproximação com a classe empresarial”, explanou Pires.
O presidente da Facmat destacou que está em andamento uma parceria entre a Setec e as associações comerciais, para que, nos Municípios onde não há postos do Sine, as entidades possam servir como unidade parceira na disponibilização de vagas de empregos. “Vejo isto como uma forma de auxiliarmos o Governo e também reduzirmos custos na hora de contratar o empregado”, disse Pedro Nadaf.
Participaram da reunião cerca de 30 presidentes de associações comerciais do Estado e membros da diretoria da Facmat.