PUBLICIDADE

Criada a CPI dos Correios para investigar denúncias de corrupção

PUBLICIDADE

Com a assinatura de 254 deputados e 51 senadores, foi criada nesta quarta-feira (25) a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar – durante o prazo de 180 dias – denúncias de corrupção nos Correios. O número mínimo de assinaturas para garantir a criação da comissão seria de 171 deputados e 27 senadores – um terço do total de componentes de cada Casa do Congresso.
Uma vez concluído o prazo para a apresentação ou retirada de assinaturas, à meia-noite desta quarta-feira, as lideranças partidárias terão 30 dias para fazer as indicações dos 30 componentes da comissão – 15 senadores e igual número de deputados. Caso as designações não sejam feitas, os integrantes terão de ser nomeados diretamente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.
Durante a sessão conjunta do Congresso Nacional em que foi lido o requerimento para a criação da CPMI, Renan disse que as instituições estão sólidas e que o país está mais próximo de uma “crise institucional maquinada na retórica” do que de uma crise de fato.
– Já houve CPIs com apurações mais complexas e nem por isso o Brasil parou. Como presidente do Senado, não vou paralisar a nossa agenda, pois temos reformas para votar, como a política e a tributária, além da alteração do rito das medidas provisórias, da reforma do Regimento e das medidas para eliminar a burocracia – afirmou Renan.
Logo após a leitura do requerimento para a criação da comissão de inquérito, o deputado João Leão (PL-BA) apresentou questão de ordem contra o estabelecimento da CPMI, sob o argumento de que ela teria caráter “genérico e indeterminado” quando a Constituição determina que as investigações tenham por base fato determinado. Em resposta, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou que os signatários do pedido de criação da comissão tiveram o “bom senso” de limitá-la à investigação do episódio dos Correios.
Renan decidiu contrariamente à questão de ordem, ao observar que todas as condições estabelecidas pela Constituição e pelo Regimento Comum do Congresso haviam sido cumpridas. Ele enviou ainda à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara recurso de Leão contra a sua decisão. Mas a medida não teve caráter suspensivo, ou seja, o processo de criação da CPMI permanece em andamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE