A Câmara de Sorriso aprovou, ontem à noite, pedido do vereador Wanderlei Paulo, para que seja passado o fumacê (veneno que acaba com mosquito Aedes Egypt – transmissor da dengue). O município tem, oficialmente, confirmados 61 casos de dengue. Há um caso de dengue hemorrágica. Foram feitas 615 notificações. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que aguarda o resultado de 525 exames que estão no Laboratório Central em Cuiabá.
O vereador explicou ao Só Notícias que defende a aplicação do fumacê como sendo ” uma medida preventiva devido ao grande número de casos suspeitos”.
Vanderlei acredita que seria uma medida para diminuir o número de infestação do mosquito transmissor da doença e traria uma tranquilidade maior para os sorrisenses.
“É necessário também que a Secretaria de Saúde faça um forte trabalho de conscientização pois temos informações de pessoas que estâo se auto-medicando por suspeitarem que estão com dengue”, disse Wanderlei.
A secretária municipal de Saúde, Miriam Rocha, disse ao Só Notícias que a aplicação do fumacê é uma decisão da Secretaria Estadual de Saúde, através do Escritório Regional de Saúde. “Técnicamente entedemos que não é necessária esta medida. O índice predial de infestação de focos da dengue hoje é de 1,72%. Para passar o fumacê o índice teria que ser de 5% ou superior”, explicou a secretária.
A secretaria tem buscando reforçar a conscientização da população para manter os quintais limpos e não deixar nos quintais garrafas, pneus, latas e objetos que acumulem água para evitar focos da doença.