PUBLICIDADE

Plano Desenvolvimento Sustentável BR-163 volta a ser debatido hoje em Sorriso

PUBLICIDADE

Começa hoje e vai até amanhã em Sorriso, a segunda rodada de consultas públicas sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da BR-163 (Cuiabá-Santarém). A coordenação da audiência está a cargo do GTI – Grupo de Trabalho Interministerial, do Governo Federal e será na Câmara Municipal, a partir das 09:00h. Ano passado, a mesma equipe esteve em Sinop ouvindo reivindicações das lideranças políticas.

A audiência pública será aberta a toda a sociedade e deverá reunir ambientalistas, lideranças políticas, estudantes e representantes de classes. Durante o encontro, será colocado em discussão uma nova versão do plano, incorporando propostas apresentadas na primeira fase das consultas.

A versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da BR-163 (Cuiabá-Santarém) começou a ser discutida na semana passada, em Brasília, na segunda rodada de consultas públicas. O encontro reuniu representantes de movimentos sociais e do governo federal para debater o documento. Nesta versão, o plano incorpora propostas de diversos setores da sociedade, dos governos do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas e de prefeituras municipais.

A representante do Consórcio Socioambiental da BR-163 Sustentável, Leide Aquino, considera o projeto inovador por contar com a mobilização de movimentos sociais da região e com o compromisso do governo federal em assumir as discussões no processo de elaboração do plano. Segundo ela, as primeiras discussões foram polêmicas, mas a segunda edição incluiu toda a demanda e questionamentos levantados nas consultas públicas e nos diferentes seminários realizados sobre o tema.

“Agora está numa forma bem elaborada e é uma oportunidade para os movimentos sociais da região”. Entretanto, de acordo com Leide Aquino, o consórcio vai propor mais detalhamento nas questões sobre desenvolvimento de tecnologia para implementação das atividades produtivas, fomento para produção familiar sustentável e o modelo de gestão para a região.

As consultas públicas continuarão entre os dias 5 e 18 de abril em Santarém, Itaituba, Altamira e São Félix do Xingu, Sorriso, Apuí, Guarantã do Norte e Novo Progresso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE