O senador Antero Paes de Barros (PSDB) informou hoje ter apresentado à Mesa do Senado requerimentos aos Ministérios dos Transportes, da Fazenda e à Casa Civil solicitando informações sobre o motivo pelo qual o asfaltamento da rodovia BR-163 ficou de fora das obras que serão financiadas com recursos autorizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Antero destacou que a rodovia, que liga Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará, é fundamental para o agronegócio brasileiro, e seu asfaltamento serve aos interesses do país. Em Mato Grosso faltam apenas 67 quilômetros para serem pavimentados, destacou.
O FMI autorizou o governo federal a liberar US$ 3 bilhões anuais para obras de infra-estrutura, sendo que esses recursos não serão contados como despesas da União. As obras, informou, ficam portanto garantidas, sem risco de sofrer cortes em seu orçamento. Entre as iniciativas que estão listadas estão a revitalização dos portos do Rio de Janeiro, Santos, e Paranaguá, e há recursos ainda para o metrô de Belo Horizonte e para o Centro de Biotecnologia da Amazônia e pavimentação de diversos trechos de estradas, entre outras iniciativas.
– Lamento que Lula, mais uma vez, tenha reafirmado sua falta de visão estratégica. O país está demonstrando descaso com o produtor agrícola do Centro-Oeste – afirmou, destacando que a obra caminhou bastante no governo Fernando Henrique Cardoso.
Antero destacou que a BR-163 é uma das mais importante rodovia para o Brasil hoje porque “melhora as condições de competitividade das produções brasileiras no mercado internacional”. O senador questionou aos ministérios “quem determinou que a BR-163 não é prioritária”, quais empreiteiras farão as obras e qual modalidade de licitação foi usada. Antero destacou ainda que a pavimentação da rodovia não implica na derrubada de árvores, uma vez que o caminho já foi aberto, apenas não está asfaltado.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) considerou “um absurdo que mais uma vez essa rodovia esteja fora dos planos do governo federal” e afirmou considerar que se trata de uma rodovia de maior importância. Também em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) lamentou que as obras da BR-163 não estejam se desenvolvendo e disse que Antero faz bem em cobrar providências do governo federal.
Em outro aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) observou que obras desse tipo atraem novos moradores para a região, o que causa degradação ambiental. “O asfaltamento não representa corte de novas árvores, mas o simples anúncio da obra gera recrudescimento de migração para a região”, afirmou. Machado disse que já há estudos sobre o asfaltamento e que a obra será feita, basta resolver a questão do ordenamento do território