Em seis meses devem ficar prontas as obras da sede própria do Cartório Eleitoral da Comarca de Sinop, lançadas esta tarde, pelo presidente do TRE, Flavio Bertin e o corregedor Paulo Lessa. O prédio terá 171 metros quadrados e será feito em parceria com a Colonizadora Sinop. Há 10 anos o cartório está em um imóvel alugado (cuja locação é bancado pelas prefeituras da região que também cedem servidores) e houve uma permuta de áreas com a colonizadora, que está proporcionando a construção. O cartório de Sinop será padrão de todas as Comarcas.
O presidente do TRE, Flavio Bertin, disse que há muitos anos o tribunal planejava a construção da sede própria “para que pudéssemos nos desvincular do poder executivo municipal. Em alguns lugares ainda não foi possível. Em outros como Ronópolis e Várzea Grande, locamos imóveis. Aqui em Sinop, firmamos parceria com a colonizadora, e já alocamos os recursos para este fórum eleitoral”, disse Bertin. O Cartório Eleitoral de Sinop também terá uma nova estrutura tecnológica e ficará interligado diretamente com o TRE, concluiu Bertin, que está deixando a presidência do TRE.
O desembargador Paulo Lessa, corregedor do tribunal, disse que o novo cartório proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores e melhor atendimento para os eleitores e advogados.
O juiz eleitoral da Comarca sinopense, Clovis de Mello, disse que esta obra representa, novamente, o pioneirismo de Sinop por ser a primeira cidade do interior a contar com sede própria no Cartório Eleitoral. “Teremos uma estrutura bem maior e poderemos proporcionar aos eleitores atendimento mais ágil. A estrutura atual é modesta e não oferece condições para que possamos atender todos os casos relativos aos municípios de Sinop, Santa Carmem, Claudia, Vera, Feliz Natal e União do Sul”, afirmou. Juntos, estes municípios têm mais de 85 mil eleitores.
A solenidade de lançamento das obras do cartório foi prestigiada pelo prefeito Nilson Leitão, o prefeito de Feliz Natal, Manuel Messias Sales, o presidente da câmara, José Pedro Serafini, os juízes Paulo Martini e Clovis de Mello, a promotora eleitoral, Marise Rabaoli Sousa, o presidente da OAB, Elpídio Moretti, o procurador jurídico do município, Astor Reinheimmer e o da câmara, Claudio Alves Pereira.