PUBLICIDADE

Prefeito de Sinop cobra amanhã do IBGE revisão populacional

PUBLICIDADE

A estimativa do IBGE divulgada no ano passado de que Sinop tem uma população estimada em 94 mil habitantes, será contestada pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão, em uma reunião com presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, amanhã, no Rio de Janeiro.

Leitão pretende solicitar recontagem da população de Sinop pois há discordância entre os dados de crescimento do município e a estimativa divulgada pelo IBGE em julho de 2004. “O número de eleitores aumentou em 10% ao ano entre 2001 e 2004, os alunos e as empresas aumentaram 12% ao ano, nossos consumidores de energia elétrica aumentaram 35%, houve aumento no número de veículos e também nas linhas telefônicas fixas, portanto sabemos que a cidade não tem apenas 94 mil habitantes, por isso vamos pedir essa recontagem pois só ela oficializará os dados que já temos da cidade” explicou o prefeito através de sua assessoria.

Para chegar aos números o IBGE, baseia-se em dados como números de nascidos e falecidos repassados todos os meses pelos cartórios ao órgão. É baseado nos dados que o Governo Federal faz a previsão de repasse de verbas para os municípios através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em 2003, a estimativa da população em Sinop foi de cerca de 86.775 mil habitantes. Os índices, que podem ser ainda maiores, já estão acima da média anual de crescimento da maioria dos municípios brasileiros. Mas a fama de ser uma das cidades que mais cresce no país já é antiga em Sinop. De 1996 a 2000 o número de habitantes pulou de 54 para 74 mil habitantes. De acordo com o último Censo (2000) a população era de 74 mil habitantes, em 2001 subiu para 79.503 e em 2002 fechou com 82.989.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE