PPS, PFL e do PP vão se reunir hoje, às 18 horas, para, de forma institucional entre os partidos, começar a discussão sobre as alianças políticas nas eleições de 2006.
O presidente do PPS, Roberto França, destacou que, inicialmente, a reunião será com o PFL e o PP, partidos que integraram a coligação Mato Grosso Mais Forte, que elegeu o governador Blairo Maggi nas eleições de 2002. “Posteriormente, vamos ampliar a discussão com o PDT, PV e outros partidos, além de todos aqueles que compõem a Frentinha”, informou.
Roberto França destacou ainda que o PFL e o PP foram aliados de primeira hora e que contribuiram de maneira decisiva para a vitória do governador Blairo Maggi e que, por isso, merecem respeito e devem ser valorizados. O presidente socialista defende que a coligação deve ser reeditada, desde que a legislação eleitoral permitir.
Em relação a pauta da reunião, França informou que vários assuntos serão tratados, mais basicamente quatro itens deverão predominar: 1) discussão da manutenção da coligação Mato Grosso Mais Forte; 2-) pacto de respeito entre os partidos da base aliada, referente as novas filiações; 3-) uniformizar a linguagem a ser colocada pelos partidos nos encontros regionais, que cada um já está programando; e, 4-) composições políticas e análise da lei eleitoral.
Para Roberto França, neste momento tem que prevalecer o diálogo e manter aberto todos os canais para buscar, com bom senso e maturidade política, o melhor entendimento “onde todos tenham seus espaços preservados e saiam fortalecidos”.