O presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini, foi notificado, agora há pouco, depois de 3 dias procurado por oficiais de justiça, para que seja feita nova eleição para a mesa diretora do legislativo. Só Notícias apurou que o presidente foi até o fórum, acompanhado de um assessor, por volta das 16:00hs, e assinou a intimação do Tribunal de Justiça, expedida no dia 24, mas que só na terça-feira (27) chegou a Sinop para ser cumprida, determinando que seja feita nova sessão e que a chapa encabeçada pela vereadora Sineia Abreu seja colocada em votação. Com a notificação, o presidente pode fazer a convocação dos vereadores a qualquer momento. Porém, seu mandato na presidência do Poder Legislativo termina oficialmente hoje à noite.
Desde 3ª feira, quando soube, por intermédio de Só Notícias, que a eleição do dia 18, quando aceitou candidaturas individuais para os cargos da mesa diretora não foi considerada legal pelo desembargador Rubens Santos Filho, o presidente não foi localizado por oficiais para cumprir a ordem judicial. Foi uma estratégia para ganhar tempo e protocolar, na sexta-feira à tarde, no STJ – Superior tribunal de Justiça- um mando de segurança para cassar a liminar do magistrado. Mas o STJ ainda não se posicionou.
Pedrinho, juntamente com vereadores do PMDB e PPS, brigam para manter a eleição do dia 18. Ele foi candidato individual a 1º secretário (segundo cargo mais importante da mesa diretora) concorrendo com Gilson de Oliveira, da chapa de Sinéia, e a votação terminou empatada em 5 a 5. No critério de idade, ele foi considerado eleito. O mesmo ocorreu com Zuleica Mendes (PMDB) que foi ‘candidata individual’ a vice-presidente contra Cleuza Navarini (PTB). Na prática, os cargos da mesa diretora ficaram divididos entre oposição e situação. Sineia Abreu (PSDB) foi eleita presidente ( ao empatar com Mauro Garcia-PPS) e, Jorge Muller (PSDB), a segundo secretário. Cleuza e Gilson acabaram não sendo eleitos. Vereadores do PSDB, PP, PTB e PFL, liderados por Sineia, acionaram a Justiça da Comarca de Sinop que considerou legal o processo eleitoral no legislativo. Já o Tribunal de Justiça considerou ilegal e fazer nova eleição.
A posse da nova mesa diretora está marcada para esta segunda-feira (1º), às 09:00hs, no plenário. A solenidade pode ser transferida devido aos novos acontecimentos.
Leia mais
Presidente recorre ao STJ para não fazer nova eleição na Câmara de Sinop