PUBLICIDADE

Conclusão da BR-163 do Nortão ao Pará pode levar 4 anos

PUBLICIDADE

O presidente Lula garantiu hoje, na audiência com o governador Blairo Maggi e os senadores Jonas Pinheiro (PFL), Jaime Campos (PFL) e Serys Marli (PT) que a conclusão da BR-163 entre o Nortão e Santarém (PA) numa extensão aproximada de 1.100km será prioridade em 2007.
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef e o ministro Tarso Genro também participaram da audiência, juntamente com o ex-secretário de Infra-Estrutura Luiz Pagot (clique na foto para ampliá-la).

A pavimentação da rodovia é cobrada há mais de uma década para que a safra agrícola e madeira produzidos na região Norte e Médio-Norte mato-grossenses cheguem aos grandes centros e ao exterior com preços mais competitivos e gerando maior rentabilidade para agricultores e empresários. Hoje, o transporte é feito pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) – o dobro da distância comparando-se com a 163 – que é hoje totalmente de terra entre Guarantã do Norte e Santarém.

O senador eleito Jaime Campos, afirmou, ao Só Notícias, que a previsão do governo Lula é pavimentar a BR-163 até 2010. “Foram destinados R$ 1 bilhão para esta rodovia que é vital para nosso Estado e Lula nos garantiu que a obra está inserida no plano prioritário do seu governo. O prazo que o presidente nos confirmou é de pavimentá-la em 4 anos”, afirmou o senador pefelista. “Este é um compromisso fundamental com o presidente com Mato Grosso, o Nortão e a região Sul do Pará”, acrescentou Jaime. O senador pefelista disse ter deixado claro a Lula que poderá apoiá-lo no Senado. “Acima dos interesses políticos partidários estão os interesses de Mato Grosso. Não tenho nenhum constrangimento em manifestar apoio a ele”, acrescentou Jaime Campos.

Este encontro com Lula serviu para maior proximidade entre os dois senadores pefelistas de Mato Grosso com o presidente petista. Jaime e Jonas disseram ao presidente que não farão oposicão implacável no Senado Federal. Eles também conversaram sobre as indicações para cargos federais em Mato Grosso.
O governador Blairo Maggi disse, ao final do encontro, que só decidirá em janeiro o partido em que se filiará. Ele evitou mencionar nomes.

Ainda na audiência, foi definida para 2007 a obra de duplicação entre Rondonópolis e Posto Gil, nas BRs 364 e 163, numa extensão aproximada de 400 km. Há um tráfego itenso neste trecho, principalmente de carretas carregadas durante o período de escoamento da safra agrícola.

(Atualizada às 21:25hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE