PUBLICIDADE

Maggi veta projeto de lei de unificação de parque estadual de Alta Floresta

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi vetou totalmente no final da tarde desta quinta-feira (14.12) o projeto de lei que trata da “Unificação das áreas dos Parques Estaduais Cristalino I e II”, de autoria do Poder Executivo e aprovado, com substitutivo defendido pelos parlamentares, em sessão ordinária do dia 6 de dezembro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

“Em que pese a iniciativa parlamentar, o projeto não deve ser sancionado, pois além de contrariar a legislação ambiental, Lei Federal 9.985/2000, possui erros de coordenadas e perímetros, conforme mapa plotado, regulariza infrações ambientais, bem como esbulho possessório em terras públicas, visto que as ocupações que foram excluídas do projeto, de iniciativa do executivo, são anteriores à criação da referida unidade de conservação”, enfatiza o governador no texto do veto.

Para justificar o veto, Maggi afirma que adotou o Parecer Técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Estas razões me levam a vetar integralmente o projeto, por contrariar a legislação ambiental e o interesse público”, diz o texto.

Na análise da Sema, com base em orientações técnicas das coordenações de Unidades de Conservação, Biodiversidade e de Monitoramento e Administração, a secretaria afirma que no texto do projeto conforme foi votado pela Assembléia Legislativa que unifica os parques, não só altera a área total de 184.900 hectares para 158.332,4388 há, o que corresponde a uma redução de 14%, como também altera erroneamente os encaminhamentos dos limites.

Os Parques Cristalino 1 e 2 estão inclusos na Gleba Divisa, cujo domínio de propriedade é desconhecido tendo um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal sem decisão judicial. São, portanto os ocupantes detentores de posse e não de título. A exclusão de aproximadamente 26 mil hectares é apresentada sem critérios técnicos que se justifiquem, pois as áreas desmatadas após a criação dos parques foram retiradas, áreas com cobertura vegetal intactas foram excluídas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE