O presidente eleito do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso pretende dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela entidade nos últimos anos. O empresário Antônio Maringoni, 54 anos, encabeçou chapa única nas eleições desta quinta-feira e comandará o Codenorte nos próximos 3 anos.
“O presidente sozinho não tem força, e que o grupo todo é que pode trabalhar adequadamente para propor soluções e projetos visando o desenvolvimento da região”, declarou.
“Um dos principais objetivos para o conselho é a conclusão da pavimentação da BR-163, do Nortão até o porto em Santarém (PA). Nós, enquanto entidade, queremos acompanhar tudo o que for referente a este projeto, o cronograma das obras, em tudo que diz respeito, e, no que for possível, ajudar.” acrescentou. Esta é a principal obra reivindicada pelo setor produtivo e político das regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso pois, com a pavimentação, prevista para iniciar em 2007 pelo governo federal, a distância até o porto para exportar a safra agrícola e madeira será encurtada pela metade, gerando maior competitividade para os produtos e maior renda para agricultores e empresários, além do fortalecimento econômico dos municípios.
O novo presidente do Codenorte destacou os avanços da diretoria que está concluindo o primeiro mandato, sob a presidência de Clayton Carvalho, que passa a ser vice na diretoria eleita. “O mérito principal foi ter fundado o Codenorte. Com a missão e os valores definidos, o desenvolvimento sustentável já pode ser buscado”, completou.
Um dos objetivos do conselho é contribuir para o desenvolvimento humano sustentável e defender os interesses da sociedade produtiva da região norte do Estado de Mato Grosso, através da sugestão e promoção de iniciativas, mobilização da comunidade, com respeito à ética, à eficiência e ao meio ambiente. Tem como visão ser uma referência nacional em entidade não-governamental, sendo respeitada, ouvida e chamada a participar das decisões da região. A ética, compromisso social e foco no desenvolvimento estão entre as missões do conselho.
Paulista de Bauru, Antonio Maringoni é empresário e agrônomo. Veio para Mato Grosso a aproximadamente sete anos. Antes de Sinop, residiu em Alta Floresta. É proprietário, em Sinop, em uma empresa de nutrição animal.