O governo federal está analisando uma mudança no reajuste do salário mínimo. Em vez de ser negociado anualmente, o salário mínimo seria reajustado por um indexador, ligado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A informação foi dada hoje (1º) pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao participar de reunião sobre geração de emprego na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
O reajuste pelo PIB já é utilizado atualmente. A diferença é que isso tem que ser ratificado anualmente pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que tem sido feito pelo governo federal nos últimos três anos, segundo Marinho. A idéia é fazer com que essa medida torne-se uma política de Estado pelo menos pelos próximos 15 anos.
O reajuste usa como base a perspectiva de crescimento per capita do PIB. Ou seja, quanto cada cidadão receberia se o crescimento da economia fosse dividido igualmente por todos. “É uma garantia aos trabalhadores de que você tenha um ganho real a cada ano. Esse governo tem colocado assim, mas outro governo colocará?”, questionou Marinho. Segundo o ministro, a proposta deverá ser apresentada às centrais sindicais durante a reunião de reajuste do salário mínimo para 2007.