O Tribunal de Contas vai realizar tomada de contas especial na prefeitura e na câmara de vereadores de Colniza, região Noroeste do Estado, para apurar, em caráter de urgência, denúncias de irregularidades no poder público municipal. A determinação para a operação partiu do presidente José Carlos Novelli.
Uma equipe de três auditores da 1ª Secretaria de Controle Externo e um engenheiro auditor chega nesta quinta-feira ao município para executar a tomada de contas especial. Eles vão verificar todos os documentos contábeis, financeiros, obras e serviços realizados e em andamento.
A determinação para a realização da tarefa partiu tão logo o presidente do TCE tomou conhecimento da operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público e Polícia Judiciária Civil apontando desvios milionários na prefeitura de Colniza e afastamento de vereadores acusados de improbidade administrativa. Os auditores vão verificar a ocorrência de desfalques ou desvios de dinheiro, bens ou valores públicos.
As tomadas de contas especiais são determinadas sempre que o tribunal identifica situações anômalas durante as auditorias por amostragem ou no acompanhamento da execução orçamentária, quando recebe denúncias ou toma conhecimento de fatos graves por meio da imprensa. A auditoria vai apurar os atos dos exercícios de 2005 e 2006.