PUBLICIDADE

TCE e demais órgãos controladores debatem combate a corrupção em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Para firmar um protocolo de intenções de combate à corrupção em Mato Grosso, o secretário de Gestão do Tribunal de Contas do Estado, Lafayete Garcia Novaes, participou de reunião organizada pelo Tribunal de Contas da União. Este é o terceiro encontro, sediado no TCU, para ajustar os termos de conduta entre órgãos de controle dos recursos públicos federal, estadual e municipal para que assinem o ‘Termo de Compromisso de Cooperação’. O secretário de Controle Externo do TCU de Mato Grosso, João Batista Diniz Capanema, pretende validar o documento no dia 11 de dezembro deste ano, data nacional de combate à corrupção.

Capanema completa que a finalidade é buscar eficiência e agilidade no trabalho de repasse das informações e documentos relevantes de cada órgão envolvido e comprometido. “Vamos consolidar as parcerias e simplificar o intercambio de dados entre órgãos e entidades. É preciso considerar a necessidade de uma atuação conjunta de uma tutela mais eficaz no combate à corrupção”, ponderou Capanema.

Lafayete considera o termo de cooperação um ajuste firme de respeito ao interesse público e aos princípios constitucionais inerentes à administração pública. “Toda ação vem de encontro ao trabalho de transparência e excelência em gestão, que o TCE vem aplicando e promovendo no Estado”, enfatizou.

Uma das formas de contribuir para validação deste movimento contra malversação e corrupção ao erário é disponibilizar as ferramentas de controle que o TCE dispõe, dando acesso as informações encaminhadas pelo próprio gestor, por meio do Sistema Aplic. O secretário de Gestão, apontou ainda a Rede Cidadã, onde todos poderão obter informações sobre pareceres e julgamentos das sessões plenárias.

Além do Tribunal de Contas do Estado, integram o ‘Termo de Compromisso’ representantes do Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho, Delegacia da Receita Federal em Mato Grosso, Secretaria Estadual de Fazenda, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União, Instituição Nacional de Seguro Social, Delegacia Regional do Trabalho, Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso, Procuradoria da Fazenda Nacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE