O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, participou ontem das homenagens aos pioneiros do município. Ele descerrou a placa identificativa do monumento erguido em homenagem aos pioneiros. À noite, o prefeito participou da entrega da distinção honorífica “Troféu Acredito”, destinado às 30 famílias que participaram do processo de colonização de Sorriso. Estiveram presidentes o presidente da Câmara, Gerson Francio, o juiz diretor do fórum de Sorriso, Wanderley José dos Reis, o deputado Mauro Savi, entre outras autoridades.
“Há 30 anos, quando os primeiros moradores chegaram em Sorriso, não imaginavam que este município cresceria tanto em tão pouco tempo e tivesse essa pujança e sua atividade econômica tão desenvolvida. Muitos deles contam histórias de vida que mostram o quanto se esforçaram e trabalharam para que isso acontecesse. Hoje nosso município é o maior produtor de soja do país. Precisamos valorizar esses cidadãos ainda em vida, pessoas que acreditaram que Sorriso poderia ser o que é hoje”, destacou Rossato.
O município de Sorriso está situado na região Norte do Estado, no km 742 da rodovia BR-163, Cuiabá/Santarém, a 412 km da capital. A sua fundação deu-se através de um projeto de colonização privada, com a maioria absoluta de sua população constituída de migrantes provenientes da região sul do país, principalmente dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Em 26 de dezembro de 1980, a pequena agrovila foi elevada a categoria de distrito, pertencente ao município de Nobres. Em 20 de março de 1982, foi instalada a sub-prefeitura no distrito de Sorriso, tendo como sub prefeito Genoino Spenassato, um dos homenageados da noite com o “Troféu Acredito”. Em 13 de maio de 1986, o governador Júlio Campos, que foi outro homenageado, através da lei 5.002/86, elevou então o distrito de Sorriso à categoria de município, desmembrado do município de Nobres, com uma área de 10.480 Km².