Esta será uma semana de grande expectativa para os advogados de Mato Grosso. Nesta sexta-feira, além de eleger o novo presidente da OAB – Ordem dos Adogados do Brasil – à nível estadual, também serão escolhidos os representantes à nível municipal, em todas as subseções.
Em Sinop, a eleição será bastante disputada. De um lado, está a chapa do atual presidente Elpidio Moretti, candidato à reeleição. De outro lado, está a chapa do ex-presidente da OAB de Sinop, Daniel Aguiar, que tem como vice o advogado Nevio Pegoralo. Elpídio, que busca o segundo mandato, tem como candidato a vice-presidente, Willian Machiavelli. A subseção de Sinop tem cerca de 240 filiados.
Em Lucas do Rio Verde, a presidência da OAB será disputada pelos advogados Cristiano Alcidez Basso e pelo atual presidente Valdir Miquelin, que busca a reeleição.
Em Alta Floresta, haverá disputa entre duas chapas. O atual presidente não quis buscar a reeleição. Uma das chapas é encabeçada pelo advogado Arão Lincoln Sicuto, que tem como vice Gabriel de Almeida Navarro. A outra chapa será disputada por Nilton Nunes Gabriel. O vice é José Celso Junqueira. A OAB de Alta Floresta tem cerca de 50 advogados registrados.
Em Sorriso, não haverá disputa, pois foi inscrita uma chapa única, encabeçada pelo advogado Henrique da Costa Neto. Ele conta com o apoio do atual presidente, Silas do Nascimento Filho, que decidiu não se candidatar à reeleição. Em Nova Mutum, também foi inscrita apenas uma chapa. O atual presidente Arnaldo Rauen Delpizo disputa a reeleição. Terá como vice a advogada Valquíria Pereira Barbosa.
Outra subseção onde a eleição deve ser muito tranquila é a de Colíder. O atual presidente, Herlon Gilson Moreira também não tentará a reeleição. Apenas uma chapa foi inscrita, que terá como presidente o advogado Manoel Francisco da Silva. Cerca de 40 advogados, dos municípios de Colíder, Nova Canaã, Marcelândia e Itaúba, compõem a subseção.