Durante a sessão de segunda-feira, que começará às 20 horas, no plenário, os vereadores de Sinop deverão analisar e votar uma moção de aplauso e cinco indicações. A moção será concedida à juíza da 22ª Zona Eleitoral, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva. A homenagem foi idealizada pelo vereador Chicão do Varejão (PFL), e recebeu apoio do vice-presidente da Câmara, Gilson de Oliveira (PP), do segundo secretário, Mauro Garcia (PPS), e dos vereadores Tião da São Camilo (PMDB), e Valdemar Júnior (PPS).
Segundo Chicão do Varejão, a homenagem é o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos e a forma como a juíza conduziu o pleito eleitoral em Sinop e região durante as eleições de outubro. “A maneira como as eleições aconteceram no município garantiu a lisura e evitou a interferência de poderes político e econômico durante toda a campanha”, ressaltou o parlamentar. Além de Sinop, a 22ª Zona Eleitoral compreende os municípios de Santa Carmem, Cláudia, Vera, União do Sul e Feliz Natal.
O vereador também apresentou duas indicações. Uma que pede a manutenção da rede de iluminação pública e a que solicita limpeza do bueiro, localizado na Avenida Maringá, ambos no Setor Industrial. De acordo com o vereador, em dias de fortes chuvas o bueiro não vence escoar a água, devido a sujeira, o que provoca alagamento da avenida dificultando o tráfego de veículos.
O presidente da Câmara, José Pedro Serafini, “Pedrinho”, (sem partido), apresentou a indicação que sugere ao Executivo que encaminhe à Câmara um projeto de lei que institua o plano de cargo e carreira dos funcionários da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos. Pedrinho apresentou um anteprojeto de lei que, entre as especificações sobre o plano, está a criação hierárquica da secretaria – nove categorias – que vai desde chefe superintendente geral a guarda municipal 2ª classe, além de cadete para estagiários não categorizados.
Gilson de Oliveira apresentou a indicação que pede que vistorias sejam feitas nas escolas municipais Agrovila e Campos Novos, ambas localizadas na Gleba Mercedes V, assentamento a cerca de 80 quilômetros de Sinop. O pedido está sendo feito ao comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Átila Vanderlei da Silva. O vereador disse que está preocupado com a segurança dos alunos. A instituição é responsável por vistoriar locais onde há aglomeração de pessoas como escolas, clubes, danceterias, arquibancadas, entre outros locais, com o objetivo de verificar a segurança e evitar acidentes.
O primeiro secretário, Juarez Costa (PMDB), pede a reposição de lâmpadas danificadas na Rua dos Cedros, entre as Avenidas Acácias e Itaúbas, no Jardim Paraíso. Conforme o parlamentar, moradores reclamaram da escuridão da rua, pois alguns postes estão com lâmpadas queimadas ou quebradas o que causa insegurança em quem mora na região.