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Lula promete -de novo- concluir BR-163 do Nortão a Santarém

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O presidente reeleito, Luiz Inacio Lula da Silva (PT) fez, esta noite, em cadeia de rádio e tv, o primeiro pronunciamento oficial após ter sido reeleito, no domingo. Lula elencou, entre suas prioridades, as reformas que o país necessita e a obra de conclusão da pavimentação da BR-163, ligando Guarantã do Norte ( divisa de Mato Grosso e Pará) até Santarém (PA) onde está o porto para escoar a safra agrícola e madeira do Nortão mato-grossense e do Sul do Pará. Lula inseriu a BR-163 entre as prioridades, juntamente com a BR-101, hidrelétrica do Rio Madeira, ferrovia Transnordestina, pólo petroquímico do Rio de Janeiro, Refinaria de Pernambuco e Pólo Siderúrgico do Ceará.
“É necessário, igualmente, criar um clima de profunda responsabilidade republicana para a discussão e votação de reformas importantes, a começar pela Reforma Política. É preciso, também, a união das forças regionais em favor de projetos de desenvolvimento já em curso e que trarão progresso para todos os estados do país”, discursou o presidente reeleito.

A pavimentação da BR-163 volta a ser uma promessa do presidente. No seu primeiro mandato, Lula também prometeu asfaltar a rodovia. Todos os prazos previstos pelo governo federal para iniciar a pavimentação da rodovia não foram cumpridos. Em 2005, a previsão era iniciar a pavimentação em junho deste ano. Em fevereiro, o então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento também previu para este ano o início das obras. Em maio, o governo já empurrou para 2007. A tentativa de formar um consórcio com as multinacionais do agronegócio para bancar aproximadamente R$ 1 bilhão e asfaltar os 900 km do Nortão até Santarém não prosperou sob argumento que as exigências ambientais afastaram os empresários de investir na pavimentação.

Dezenas de audiências públicas para discutir impactos ambientais e outras questões foram realizadas pelo governo federal. O Ibama já concedeu a licença ambiental. Ainda não ficou claro o que está travando o início das obras. Há poucos dias, conforme Só Notícias já informou, organismos internacionais liberaram 6 milhões de Euros para projetos ambientais ao longo da 163.

A pavimentação da rodovia até o porto em Santarém é unaminidade entre lideranças políticas, empresariais e do agronegócios e, quando concretizada, vai atrair muitas indústrias para cidades como Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte, Novo Progresso (PA), Itaituba (PA) dentre muitas outras que vão ter maior geração de emprego, economia mais forte e produtos mais competitivos no mercado externo. Atualmente, a safra agrícola do Nortão percorre cerca de 2 mil km até portos de Santos (SP) e Paranguá (PR) para serem exportadas. Do Nortão, até o porto em Santarém (PA) são menos de mil kilômetros.

Além do asfaltamento é necessário fazer cerca de 40 pontes de concreto. Hoje, sem um palmo de asfalto, é completamente inviável fazer o transporte de produtos em grande escala pela rodovia.

Depois das promessas durante os 8 anos do governo Fernando Henrique e dos últimos 4 do governo Lula, resta saber se, até 2011, o asfaltamento da BR-163 sairá do papel ou continuará sendo prioridade apenas nos discursos dos governantes.

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