Mais uma audiência para discutir o Plano Diretor de Sinop acontece hoje, às 17 horas, e, desta vez, é promovida pela câmara municipal. O projeto está recebendo as últimas adequações pelo Legislativo, e, após as discussões, deve ser encaminhado para votação. O evento é aberto para toda a sociedade, empresários, arquitetos, engenheiros, corretores, associações de bairros, escolas, universidades, entre outros.
No projeto constam normas que visam ordenar o crescimento e expansão urbana do município, definindo áreas industrias, comerciais, residenciais, de lazer, sistema viário, como rotatórias, novas edificações, entre outros. O plano está sendo analisado pela Comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos da Câmara. Durante a audiência também serão ouvidas sugestões para compor o projeto.
O prazo para aprovação do plano encerrou no dia 10 de outubro, mas devido a exigência da realização de novas audiências pelo Legislativo não foi possível o seu cumprimento. A Câmara justificou o atraso junto ao Ministério Público e espera aprová-lo em cerca de 30 dias.
Na quinta-feira acontecerá uma segunda audiência, que é exigida pelo Estatuto das Cidades. O projeto, que começou a ser elaborado no início de 2005, foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.