Lucas do Rio Verde terá uma nova subestação que ampliará a oferta de energia para o município. A confirmação foi feita na semana passada, ao prefeito Marino Franz, durante uma reunião na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. O plano prevê a construção da subestação com rebaixamento definitivo em forma de pingo, que deverá atender a demanda de energia do município para os próximos anos.
Atualmente, são consumidos 19 megawatts e a projeção é de aumento para 50 megawatts. A previsão é de que a nova subestação seja implantada até o final de 2007. “O projeto da Sadia está condicionado à oferta de energia elétrica de boa qualidade e não dava para ir em frente sem uma definição”, avaliou o prefeito, por meio da assessoria.
Com a instalação da unidade da Sadia no município, que deve entrar em funcionamento no início do ano que vem, há necessidade de readequação do sistema. A prefeitura já concluiu o levantamento junto à Cemat e também com produtores integrados para apurar o que precisa ser feito para readequar a rede do interior.
A partir de agora a administração municipal também deve buscar articulação com políticos estaduais para viabilizar as mudanças que beneficiarão outros cinco municípios da região. “A busca de parcerias com diferentes setores da sociedade será a maneira de tornar economicamente viável os grandes projetos estruturantes tão necessários para impulsionar o desenvolvimento do município e região”, concluiu Franz.