Na sessão de segunda-feira, dois projetos de lei, uma moção de apelo, sete indicações, além de três pareceres, devem ser analisados e votados pelos vereadores de Sinop. A sessão terá inicio às 20 horas, no plenário.
O projeto do vereador Valdemar Júnior (PPS), que trata sobre a implantação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos será votado em segunda votação. Já o projeto que cria o Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil, de autoria do Executivo, entra em pauta para primeira votação.
A Moção de Apelo foi apresentada pelo vereador Chicão do Varejão (PFL) e recebeu apoio dos vereadores Sinéia Abreu (PSDB), Tião da São Camilo (PMDB), Valdemar Júnior (PPS) e Jorge Muller (PSDB). A moção é uma cobrança ao governo do Estado para que aumente o efetivo das Polícias Civil e Militar de Sinop. Chicão alega que o alto índice de criminalidade é o principal fator para o aumento do quadro de policiais, uma reivindicação feita por moradores.
Chicão do Varejão apresentou ainda três indicações que pedem a reforma da escola estadual Ênio Pipino, a instalação de um ponto de ônibus com cobertura na estrada que dá acesso à Comunidade Campo Verde, e a que trata sobre implantação de redutores de velocidade na Avenida Brasil, no bairro Menino Jesus.
O segundo secretário, Mauro Garcia (PPS), apresentou a indicação que pede a reposição de lâmpadas danificadas no sistema de iluminação pública, na estrada Adalgisa. O objetivo, conforme o parlamentar, é aumentar a segurança dos moradores que trafegam pela estrada.
A vereadora Sinéia Abreu também apresentou uma indicação que se refere a implantação de um ponto de ônibus com cobertura. A vereadora está solicitando a infraestrutura para o bairro Boa Esperança, na Rua Paulo Pan, entre as Ruas 14 e 16.
Limpeza, reposição de lâmpadas e reparo na iluminação pública e a reforma do parquinho infantil no Parque Florestal foi uma das indicações apresentadas pelo vereador Tião da São Camilo. Outro pedido do parlamentar é que a Justiça Eleitoral instale uma seção eleitoral na Comunidade Brígida, localizada cerca de 10 quilômetros do centro de Sinop. Hoje o município, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tem 190 seções e 66421 mil eleitores.
Durante a sessão, o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Região Norte de Mato Grosso, Jéferson Dorneles Rodrigues, fará uso da tribuna. Ele deverá falar sobre a ação que fazendeiros de Sinop enfrentam na Justiça sobre a reintegração de posse de 142 mil hectares, solicitada pelo empresário paulista, Oscar Hermínio.