PUBLICIDADE

Sinop poderá ter “Semana municipal de incentivo à doação de órgãos”

PUBLICIDADE

Incentivar a população de Sinop a doar seus órgãos. Foi com este objetivo que o vereador Valdemar Júnior (PPS) apresentou na Câmara de Sinop um projeto que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de órgãos. A proposta foi analisada e votada pelos vereadores na sessão se segunda-feira. Para virar lei serão necessárias mais uma ou duas votações.

O vereador observou que é fundamental alertar a população sobre a importância da doação dos órgãos, pois, segundo ele, essa atitude pode salvar muitas vidas. “Hoje sabemos que há muitas pessoas na lista à espera por um órgão para continuar a viver”, destacou. “Se cada um, dentro de sua concepção, doasse seus órgãos com certeza muitas vidas poderiam ser salvas”, observou.

De acordo com o projeto, durante a semana deverão ser realizadas campanhas e atividades de promoção e apoio que incentivem à população à doação dos órgãos. Ainda conforme a proposta, os trabalhos deverão ser desenvolvidos na última semana do mês de setembro, com ênfase no dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Em 1997 a doação de órgãos no Brasil foi regulamentada. Ela só pode ser feita depois da constatação de morte encefálica (cerebral) do doador e somente órgãos ou tecidos que estiverem em condições de serem aproveitados são utilizados nos transplantes.

Os órgãos só serão doados se houver a manifestação do doador e a família estar consciente desse desejo. Para doar não é necessário deixar nada por escrito, embora alguns documentos de identidade tragam a autorização, mas cabe a família se comprometer e autorizar, por escrito, a doação dos órgãos após constatada a morte do doador.

Em 2005, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 11095 mil transplantes e gastou R$ 521 milhões com as cirurgias. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, e até 2007 o governo federal pretende aumentar o número de doadores para acabar com fila de espera por córneas e reduzir pela metade a espera por medula óssea ou outros órgãos. “Esperamos que a população sinopense tenha consciência e ajude o governo federal a atingir a meta e quem sabe até num futuro bem próximo não tenhamos mais pessoas na fila de espera”, enfatizou Valdemar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE