PUBLICIDADE

Projeto vetando contratar parentes no poder público em Sinop será apresentado hoje

PUBLICIDADE

Na sessão de hoje os vereadores de Sinop devem analisar e votar um projeto de lei e sete indicações, além de dois pareceres. Apenas uma proposta de emenda à lei complementar será encaminhada às comissões. A sessão terá início às 20 horas, no plenário Jorge Abreu.

A Proposta de Emenda à Lei Complementar, apresentada pelo primeiro secretário, Juarez Costa (PMDB), proíbe a contratação de parentes de até 4º grau nos Poderes Legislativo e Executivo e atinge também órgãos públicos municipais. Conforme a emenda, quem desrespeitar a lei terá que devolver aos cofres públicos o valor total dos salários pagos aos servidores contratados. A lei deverá entrar em vigor no prazo de 60 dias após a data da publicação.

O projeto a ser votado é do vereador Valdemar Júnior (PPS) que institui em Sinop a Semana Municipal de Incentivo à Doação de órgãos. O objetivo, de acordo com a proposta, é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Para isso, deverão ser realizadas campanhas e atividades de promoção e apoio à doação. Conforme o projeto, os trabalhos deverão ser desenvolvidos na última semana do mês de setembro, com ênfase no dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O vice-presidente da Câmara, Gilson de Oliveira (PP), que estava afastado do cargo – no qual participou das eleições deste ano -, reassume hoje a cadeira do legislativo. O vereador apresentou duas indicações, uma trata sobre o cascalhamento das ruas da Chácara Planalto, além da inclusão do bairro na rota da coleta de lixo, e a instalação de um telefone público na comunidade Tapajós.

A vereadora Sinéia Abreu (PSDB) também apresentou duas indicações. Uma pede a construção de uma creche no Jardim Jacarandás e a outra um posto de saúde no mesmo bairro. Conforme Sinéia, os pedidos são um atendimento ás reivindicações feitas pelos próprios moradores que vivem na região próxima a Avenida Perimetral Sul e Rua das Primaveras. Segundo eles, não há por perto nenhum desses benefícios para atendê-los, por isso cobram as obras.

Chicão do Varejão (PFL) apresentou a indicação que solicita à Justiça Eleitoral do município a instalação de uma sessão eleitoral na escola Estadual Edeli Mantovani, que está sendo construída no bairro Jardim São Paulo. Conforme o parlamentar, a medida irá beneficiar moradores de vários bairros da região que hoje votam em sessões distantes de suas casas. Chicão do Varejão também está pedindo a realização de cursos de manicura e cabeleireira na comunidade Águas Claras.

O segundo secretário, Mauro Garcia (PPS) pede a reposição de lâmpadas danificadas na rua 1, na Comunidade Monaliza. Segundo o vereador, alguns postes estão com as lâmpadas queimadas e a falta de iluminação, além de prejudicar o trânsito de morados à noite, aumenta a falta de segurança com o risco da ação de marginais.

Durante a sessão o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Jonas Henrique de Lima, e o administrador do Hospital Santo Antonio, Wellington Randall Arantes, farão uso da tribuna. Jonas deverá fazer uma explanação sobre a situação do assentamento Wesley Manoel dos Santos, localizado na Gleba Mercedes V, cerca de 80 quilômetros de Sinop. Wellington deverá falar sobre o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) que serão implantadas no hospital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE