O município de Juína passa a contar, a partir desta terça-feira, com uma Vara da Cidadania, unidade que coloca equipamentos de informática e instrutores à disposição da comunidade local.
Estruturas semelhantes já foram instaladas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso em outros 16 municípios nos quais existem Varas do Trabalhos. O projeto é pioneiro no Brasil e tem como objetivo contribuir para a inclusão digital da população menos favorecida.
Nas varas da cidadania, a população tem acesso à internet, podendo efetuar pesquisas, estudar e preparar documentos, com a supervisão de monitores capacitados para promover a inclusão digital. A prioridade na sua utilização é dada a estudantes da rede pública de ensino, portadores de deficiências e outros cidadãos que não dispõem de acesso ao mundo digital.
Desde o início deste ano foram instaladas varas da cidadania em Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Mirassol D´Oeste, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sapezal, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.