PUBLICIDADE

Prefeito Aparecido Granja inspeciona funcionamento de postos de saúde

PUBLICIDADE

O prefeito em exercício de Sinop, Aparecido Granja e o secretário de Saúde, Valério Gobbato visitaram, ontem, o Posto de Saúde Central, o Centro de Reabilitação Dom Aquino e o Centro Odontológico de Referência (COR) do Jardim Primaveras.
De acordo com Granja, a idéia é tomar conhecimento de como funcionam as unidades de Saúde e oportunizar o contato com os servidores e com a população que utiliza os serviços ofertados pelo Poder Público Municipal. “Este é o papel do gestor público”, declarou o prefeito.

Romilda Vieria Zaro mora na Gleba Mercedes e recebeu a notícia de que não terá mais necessidade de vir até a Cidade para receber atendimento ambulatorial. “Conversei com o prefeito e com o secretário e eles me confirmaram que, a partir de sábado agora (02 de setembro) teremos uma técnica em enfermagem na Gleba. Isto vai nos ajudar muito, pois ela vai ficar lá e não teremos mais a necessidade de virmos para Sinop todos os dias”, contou.

Atualmente acontecem duas mil consultas médicas e duas mil consultas de enfermagem por mês no Posto de Saúde Central. São cerca de cinco mil procedimentos feitos durante este mesmo período por três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

Do Posto de Saúde Granja e Gobbato foram ao Centro de Reabilitação Dom Aquino. De acordo com a Secretaria de Saúde, no local são feitos atendimentos de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, sapataria e atendimento especial com apoio social para portadores de hanseníase, num convênio entre Estado e Município.

“Apesar de ser do Estado, temos servidores municipais trabalhando no Dom Aquino”, relatou o secretário de Saúde. De acordo com ele, há destinação de recursos para auxílio nos atendimentos, sendo um deles, o veículo que transporta os pacientes impossibilitados de se deslocar até o local. São cerca de 720 atendimentos mensais e 11,6 mil procedimentos feitos pelos profissionais que trabalham no Centro de Reabilitação.

Investimentos do município também podem ser vistos na compra de equipamentos. Um deles é o turbilhão. Cristina Michels e João da Silva estão fazendo tratamento. Ela tem hanseníase e ele sofreu um acidente de trabalho. “Estou aqui apenas uma semana e já posso sentir os resultados”, relatou Cristina. João está tratando há 15 dias e também já viu melhoras no braço. “Estou recuperando, dia-a-dia os movimentos. Isto é muito bom”, disse.

A última visita foi no Centro Odontológico de Referência, do Jardim Primaveras. Lá são atendidas por mês cerca de 800 pessoas e neste período são computados também aproximadamente 4,5 mil procedimentos odontológicos. São sete profissionais da área e uma recepcionista que atendem crianças e adolescentes de zero a 14 anos.

“O que fizemos hoje foi uma espécie de raio-X da Saúde em Sinop. Vimos as necessidades de cada local e agora vamos verificar o que poderemos investir para melhorar cada vez mais o atendimento para o ano que vem”, finalizou Granja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE