A Prefeitura de Sinop entregou ontem, para a Loja Maçônica Acácia de Sinop, na Feira Promadeira, um projeto para a criação de uma biblioteca. A biblioteca denominada “Indústria do Conhecimento” é um acordo celebrado entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e prefeituras de todo o Brasil.
O prédio de 100 metros quadrados será construído no cruzamento da avenida das Itaúbas com avenida dos Tarumãs, no espaço denominado Praça dos Maçons. No projeto consta um acervo de 1,3 mil livros impressos, 10 mil livros digitais, uma gibitéca, nove computadores para pesquisa e um para controle administrativo e jornais (um diário local e três periódicos do Estado).
Conforme informações dos idealizadores do projeto e da própria Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a biblioteca será pequena, mas o acervo bastante grande, além de ser renovado e complementado ano à ano. Constam das informações, ainda, que existem apenas duas bibliotecas dessa iniciativa em Mato Grosso. A concessão foi dada à Rondonópolis, Sorriso e, agora, Sinop, que será contemplada com a terceira do Estado.
O representante da Loja Maçônica Acácia de Sinop, José Eduardo Pinto, que recebeu o projeto alegou grande satisfação em terem sido escolhidos como mantenedores de algo que poderá contribuir na formação do conhecimento e construção do saber. “Esta notícia nos foi dada em uma ótima hora. O Sesi vai entregar tudo pronto e a Maçonaria vai apenas administrar, porém, o melhor da história é que este é um feito que vai de encontro a todos os princípios da filosofia maçônica, que nada mais é do que a construção do saber”, disse Eduardo.
O compromisso firmado entre a prefeitura e a maçonaria prevê o término da obra ainda para este ano. Segundo o prefeito, o Sesi garante que, após a assinatura do convênio, a obra ficará pronta em apenas 60 dias. A criação e implantação da nova biblioteca em Sinop depende da aprovação do Projeto de Lei 088/2006 que foi encaminhado para a Câmara de Vereadores hoje.