Novas discussões devem acontecer antes da conclusão do plano diretor de Lucas do Rio Verde, que deve ser aprovado e encaminhado ao Ministério das Cidades até o mês de outubro. No mês passado, os trabalhos desenvolvidos até o momento foram apresentados em uma audiência pública, aberta à população.
Para o prefeito Marino Franz, o plano diretor é um dos maiores desafios da administração municipal. “O plano diretor deve ser entendido como um importante documento de governo, originado a partir de um pacto social que serve de referência para a ação governamental e de base para o controle social, sobre a ação do poder público no âmbito do território municipal”, disse, por meio da assessoria.
O projeto do novo plano, que já foi criado em 2002 em Lucas do Rio Verde e está sendo readequado, começou a ser elaborado no início do ano. Uma comissão formada por arquitetos e representantes das secretarias municipais está à frente dos trabalhos.
O plano diretor visa planejar o crescimento do município, que possui uma população estimada em 28 mil habitantes, prevendo áreas para expansão urbana, entre setor comercial, industrial, residencial, organização dosistema viário, esgoto, proteção ambiental, entre outros, com projeção para os próximos 10 anos.
Todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem concluir o plano diretor até outubro. Em Sinop o projeto está sendo concluído e em Sorriso foi aprovado no final do ano passado.