Garantia do emprego, participação nos lucros das empresas e estabelecimento de R$ 1.700,00 como piso salarial são algumas das principais reivindicações dos bancários que foram definidas e aprovadas no final de semana passado (dias 4 e 5 de agosto) durante o 35º encontro nacional da categoria que reuniu, em Vila Velha (ES), mais de 400 delegados sindicais. Em outra reunião, marcada para o dia 08 de agosto, em São Paulo, além da referida pauta, foram anunciados o calendário de eventos da campanha salarial e a composição da nova comissão executiva bancária, eleita para comandar as negociações com o patronato. A data base da categoria é 1º de setembro.
Lourenço Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (Contec) destaca a necessidade de os bancários obterem um reajuste da ordem de 16,67% – o mesmo que foi concedido para o Salário Mínimo em abril desde ano -, além da participação nos lucros financeiros das empresas empregadoras, como forma de recuperar o poder de compra, devido às perdas sofridas no período de 1994 a 2003. Outra reivindicação refere-se à proibição da contratação de terceirizados pelas instituições bancárias.
“Estamos esperançosos de que esta Campanha Salarial será vitoriosa, de forma a que os bancários sejam beneficiados por reajustes dignos, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa e outras conquistas fundamentais para esta combativa e importante categoria profissional”, destaca. Mas para que isso aconteça, Prado considera imprescindível que todos os bancários participem de forma intensa nas mobilizações previstas nas várias fases da campanha, não descartando, inclusive, a realização de paralisações, caso seja necessário.
A nova Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN), eleita no início de agosto, será constituída pelos representantes das entidades:
Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás; Sindicato dos Bancários do Estado do Amazonas; Sindicato dos Bancários do Estado do Tocantins; Federação dos Bancários do Estado de Santa Catarina; Federação dos Bancários do Estado do Paraná; Federação dos Bancários dos Estados de Minas Gerais/Goiás/Tocantins e Distrito Federal; Federação dos Bancários dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte; Federação dos Bancários do Estado da Paraíba; Federação dos Bancários dos Estados do Norte e Nordeste; Delegacias da CONTEC no Estado do Rio Grande do Sul; CONTEC.