A Assembléia Legislativa tem 46 vetos do governador Blairo Maggi, a projetos de deputados, que devem ser apreciados e votados pelo parlamento. Os vetos podem ser derrubados pelos parlamentares, mas são necessários 13 votos para isso, o que significa 50% mais 1. Mas se mesmo assim o governo insistir em vetar o projeto ele deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Os vetos do governador estão ligados diretamente a dois projetos de municípios do Nortão. Um deles é para um projeto feito inclusive pelo deputado Silval Barbosa, que é seu candidato a vice. Silval quer tornar estadual a estrada Municipal Cruzeiro de Sul, que liga a localidade denominada de Postinho, partindo de Sinop até o entroncamento com os municípios de Juara e Alta Floresta. Atualmente, os municípios é quem fazem a manutenção desta rodovia, que tem tráfego considerável na região e acaba, no período chuvoso, tendo trechos críticos.
Blairo também vetou o projeto 390, do deputado Dilceul Dal Bosco, que previa a implantação de um posto de atendimento da CIRETRAN em Santa Carmem ( 35 km de Sinop).
Mais de 90 dos vetos feitos por Blairo a projetos de deputados foram aprovados pela Assembléia. Um dos poucos que foi derrubado pelos parlamentares é o de número 27, sobre o projeto de lei complementar nº 05/06, que acrescenta dispositivos à lei Complementar nº 233, de 21.12.05 (Política Pública Florestal do Estado de Mato Grosso), de autoria de lideranças partidárias.