O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje, às 11 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, uma comitiva de sete empresários. O objetivo da reunião, convocada pelo Ministério de Minas e Energia é discutir a produção de biodiesel. O empresário Claudio Zacanaro, de Sorriso, que integra a comitiva, disse, em entrevista ao Só Notícias, que as discussões devem abordar o andamento e desenvolvimento do projeto de expansão do biodiesel no país. “Devemos discutir assuntos inerentes ao aumento e qualidade do biocombustível”, completa.
Uma das questões que também devem ser abordadas é a exigência de adição de 2% de biodiesel no diesel, a partir de janeiro de 2007. O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais e é apontado como uma alternativa ao óleo diesel, por ser um combustível que não polui o meio ambiente, sendo fonte de energia renovável.
Zacanaro investiu na instalação de uma indústria de biodiesel em Sorriso, que deve entrar em funcionamento em breve. A unidade está em fase de testes e terá capacidade de produção de 80 mil litros por dia, a partir do óleo de soja. “O biodiesel é mais do que uma solução para baratear o preço do combustível e reduzir custos, mas vem solucionar grande parte dos problemas do setor agrícola”, acrescenta. O biocombustível aproveita a matéria prima que excede no mercado e oferece comercialização.
Mesmo sem estar em funcionamento, a nova indústria sorrisense participou do último leilão da Petrobrás e já garantiu a venda de 5 milhões de litros de sua produção. Para o empresário, a expansão da atividade é certa. Atualmente, o Estado de Mato Grosso consome 2,7 bilhões de litros de combustível por ano. Desse total, 2 bilhões são gastos somente na atividade agrícola.
A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, também deve participar.