Subiu para 7 o número de parlamentares federais de Mato Grosso notificados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas para apresentarem defesa nas investigações sobre o esquema de fraudes na venda de ambulâncias pela Planam para prefeituras, através de emendas parlamantares no Orçamento da União. Hoje a CPI aprovou a notificação de mais 33 deputados e senadores citados pelo depoimento do empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, um dos articuladores do esquema de fraudes. Entre os mato-grossenses notificados estão a deputada Celcita Pinheiro e a senadora Serys Slhessarenko. Somados aos 57 já notificados, são 90 os parlamentares investigados pela comissão. Contudo, os novos 33 não estão com inquérito abertos pelo Supremo Tribunal Federal. Da bancada de Mato Grosso já foram notificados para se defenderem os deputados Lino Rossi (PP), Pedro Henry (PP), Ricarte de Freitas Junior (PTB), Welington Fagundes (PL) e Teté Bezerra (PMDB).
O presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) confirmou que entre eles estão o ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe (PMDB-RJ) e os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT) e Magno Malta (PL-ES). “Os nomes devem ser divulgados ainda hoje”, afirmou o deputado em referência aos parlamentares citados.
A CPI deve viajar na próxima semana à Cuiabá para ouvir o depoimento do empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin. Após a prisão pela Polícia Federal, o empresário concedeu um depoimento oficial à Justiça de 151 páginas durante 10 dias.
A senadora Serys Slhessarenko ocupou a tribuna para se defender das acusações de que estaria envolvida com a chamada “máfia das ambulâncias”. A senadora lembrou que foi uma das parlamentares que assinou o requerimento de criação da CPMI dos Sanguessugas e disse que a atuação da comissão será “muito importante para desvendar a corrupção nesta área”.
– A minha dignidade nunca será maculada! – concluiu Serys.
Deputados
Adelor Vieira (PMDB-SC)
Agnaldo Muniz (PP-RO)
Almerinda de Carvalho (PMDB-RJ)
Benjamin Maranhão (PMDB-PB)
Carlos Dunga (PTB-PB)
Carlos Nader (PL-RJ)
Celcita Pinheiro (PFL-MT)
César Bandeira (PFL-MA)
Cleuber Carneiro (PTB-MG)
Coronel Alves (PL-AP)
Érico Ribeiro (PP-RS)
Feu Rosa (PP-ES)
Gilberto Nascimento (PMDB-SP)
Helenildo Ribeiro (PSDB-AL)
Heleno Silva (PL-SE)
Ildeu Araújo (PP-SP)
João Grandão (PT)
João Magalhães (PMDB-MG)
Jonival Lucas Júnior (PTB-BA)
Jorge Pinheiro (PL-DF)
Josias Quintal (PSB-RJ)
Josué Bengston (PTB-PA)
Marcondes Gadelha (PSB-PB)
Marcos de Jesus (PFL-PE)
Nilton Baiano (PP-ES)
Paulo Gouveia (PL-RS)
Paulo Magalhães (PFL-BA)
Ricardo Rique (PL-PB)
Robério Nunes (PFL-BA)
Saraiva Felipe (PMDB-MG)
Wellington Roberto (PL-PB)
Senadores
Magno Malta (PL-ES)
Serys Slhessarenko (PT-MT)
Leia tambem:
Serys diz que vai “desmontar toda a mentira” no caso sanguessuga