A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) registrou 5.529 reclamações formais apenas nos seis primeiros meses do ano. Neste período, os setores de produtos, serviços essenciais e de assuntos financeiros lideraram o ranking dos mais reclamados pelos consumidores mato-grossenses.
Com 41,13% (2.274) do número total de reclamações, o setor de produtos é o campeão de registros. A maioria dos consumidores reivindica a falta de garantia de abrangência e cobertura dos aparelhos de telefone, seja ele móvel ou convencional. Por falta de peças para reposição, os aparelhos de som e DVD também aparecem como os mais reclamados deste setor.
Em segundo lugar no ranking está o setor de serviços essenciais, com 28,56% (1.579) dos registros. Em geral, os consumidores reclamam de cobranças indevidas e abusivas dos serviços oferecidos pelos fornecedores. O serviço de telefonia celular é o mais reclamado do setor com 699 registros. Água e esgoto e telefonia fixa vêm em seguida com 493 e 302 reclamações, respectivamente.
O setor de assuntos financeiros aparece em terceiro lugar na colocação com 16,64% (920) das reclamações. Por cobrança indevida e abusiva, os bancos comerciais são os mais reclamados. Em seguida, aparecem os cartões de crédito, por não cumprimento do contrato ou por envio sem solicitação prévia. Os consumidores também se queixam das financeiras.
Com 10,89% (602) das reclamações, o setor de serviços privados está em quarto lugar no ranking do Procon-MT. O serviço de telefonia celular aparece mais uma vez como o mais reclamado do setor. Os consumidores voltam a reclamar de cobranças indevidas e abusivas, além do descumprimento do prazo de garantia. As escolas também são alvos de queixas pelo não fornecimento de documentos.
O setor de saúde aparece em quinto, com 2,46% (136) dos registros. Em praticamente todas as reclamações, os consumidores reclamam do não cumprimento da cobertura proposta pelos convênios e planos de assistência médica e odontológica.
Na sexta e sétima posições do ranking estão os setores de habitação e alimentos com, respectivamente, 0,20% (11) e 0,13% (7) das reclamações. Por defeitos e vícios na construção, as construtoras são as mais reclamadas no setor de habitação. Já na alimentação, os grãos e cereais são reclamados por não atender a finalidade específica.
O balanço dos registros de atendimentos realizados pelo Procon de Mato Grosso neste primeiro semestre de 2006 foi realizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec. Os gráficos que discriminam o percentual de reclamações de cada setor em cada mês pode ser encontrado pelo site do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/dpdc/sindec) ou na sede estadual do Procon (Av. Historiador Rubens de Mendonça, s/ nº).