O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, estará se licenciando no próximo dia 13, por 75 dias. Porém, nesta sexta-feira, ele estará se reunindo com seu secretariado para analisar as propostas de redução de gastos de cada secretaria.
A ‘campanha de redução de gastos’ foi iniciada no último dia 12, quando o prefeito expôs aos secretário a necessidade de redução dos gastos públicos do município em 20%. O prefeito determinou que cada secretário fizesse um plano de ação, a ser apresentado no dia 07 de julho. Esses planos de ações devem englobar medidas como: suspender ou minimizar o uso dos veículos, devendo ser recolhidos à garagem aqueles que ficarem em desuso; suspender toda e qualquer viagem de servidor, diárias, estadias, que envolvam desembolso da prefeiturta; controlar e disciplina o uso do equipamento em geral, incluindo-se computadores, internet, telefone, energia elétrica e outros que demandem consumo de energia.
Segundo Rossato, as despesas nas diferentes secretarias estão em “patamares elevados”, que dificultam a manutenção do equilíbrio orçamentário e que a redução do horário de trabalho pode contribuir para resultados favoráveis quanto à redução de gastos.
Não foram mencionados os gastos mensais das secretarias nem o montante que a prefeitura pretende economizar com este plano de contenção. A redução é devido a queda considerável na arrecadação de impostos, que se arrasta desde o ano passado, devido a crise no agronegócio – carro chefe da economia sorrisense.
O secretário de Administração, Alci Romanini, disse ao Só Notícias. que as medidas de contenção de despesas, bem como horários de atendimentos de cada secretaria, ainda estão sendo analisadas.