“A população não quer saber se a rodovia é estadual ou federal, ela precisa da obra”. A afirmação do governador Blairo Maggi, hoje, chamou a atenção de centenas de pessoas presentes na inauguração de 34,5 quilômetros de pavimentação da BR-163, que integra os municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Santa Helena, no Norte de Mato Grosso. A obra teve um investimento de R$ 16,1 milhões, 74% desses recursos foram aplicados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infra-estrutura.
O trecho tem um intenso movimento de veículos de carga, devido à escoação de produtos agropecuários, base da economia da região. O asfaltamento desse trecho atende a uma reivindicação de mais de 20 anos de trabalhadores e produtores da região. Já ficamos isolados nessa região por muitas vezes, por causa dos atoleiros. Foram muitos prejuízos. Esta é uma obra que realiza um sonho antigo nosso e também de quem vive no Pará, que faz divisa conosco em Guarantã do Norte”, salientou o produtor rural Hermenegildo Bianchi Filho, que reside em Peixoto do Azevedo.
Durante a inauguração, Blairo Maggi anunciou a conclusão do asfaltamento do trecho de 54 quilômetros que liga Guarantã do Norte até a divisa de Mato Grosso com o Pará. “Já existe um entendimento e um acordo assinado com o Governo Federal para a construção desse trecho da rodovia”. O governador informou que o Estado libera parte do recurso para essa obra ainda nesta semana. “Precisamos liberar esse recurso para garantir o recurso do Governo Federal, já que o prazo para esses repasses está terminando”, explicou Maggi.
Com o asfaltamento desse último trecho, o governo conclui o asfaltamento de toda a BR-163 entre Cuiabá e a última cidade antes da divisa do Estado com o Pará. “Para nós, do extremo Norte, significa a nossa independência econômica, pois nào podemos pensar em desenvolvimento econômico dessa região sem a BR-163. Eu falo isso porque toda a produção dessa região pode sair pelo Porto de Santarém”, afirmou o prefeito de Matupá, Valter Miotto.
Além de entregar o asfaltamento, o governador assinou vários convênios que irão beneficiar o município de Terra Nova do Norte, por meio de emendas de parlamentares estaduais. Entre os benefícios está a iluminação da cidade, o asfaltamento de ruas e a construção de um Centro Comunitário.
Os secretários Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Vilceu Marchetti (Infra-estrutura), prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores dos municípios da região, também estiveram presentes à solenidade de inauguração em Terra Nova.