A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu, em Plenário, pleito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por mais verbas federais. A senadora citou a necessidade da construção de um novo hospital universitário para a instituição e da disponibilização de recursos para a melhoria da estrutura da universidade.
O Hospital Júlio Müller, mantido pela UFMT em um prédio pertencente ao governo do estado, segundo Serys, carece de mais espaço. Ela acrescentou que o hospital funciona graças ao empenho dos funcionários da universidade, que fazem dele uma referência nas regiões Centro-Oeste e Norte.
Serys também elogiou a política educacional do governo federal, dizendo que os investimentos tanto nas instituições federais de ensino quanto na educação básica e fundamental aumentaram na gestão do presidente Lula. Ela pediu agilidade na aprovação da proposta que institui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que está na pauta de votação do Plenário. A senadora defendeu a concessão de autonomia às universidades